quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Técnica de Alimentação de Ovinos e Caprinos

Zootecnia Apresenta Técnica de Alimentação de Ovinos e Caprinos

Creep-feeding, também conhecida como alimentação exclusiva, é uma estratégia ideal de alimentação para ser usada durante o desmame de ruminantes em geral.Resulta em ganho de peso mais rápido para crias e menos desgaste para as matrizes, na fase de aleitamento. A técnica é muito aplicada para bovinos em várias partes do Brasil. No Ceará, equipe do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF) do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará é pioneira em experimentos de creep-feeding com ovinos.

O Prof. Magno Cândido, do NEEF, explica que o creep-feeding "consiste na suplementação alimentar, durante a fase de cria, utilizando-se alimentos de alta qualidade (volumosos, concentrados, suplementos minerais e vitamínicos), em um cocho cercado de forma a permitir somente a entrada das crias, ficando as matrizes sem acesso ao mesmo".

Os estudos mostram que os animais que recebem suplementação com alimentos sólidos na fase de aleitamento têm um desenvolvimento mais rápido do rúmen (primeiro compartimento do estômago dos ruminantes), o que possibilita aumento de peso mais rápido e desmame precoce das crias. Com isso, as matrizes sofrem menos estresse durante o aleitamento.

Para o Prof. Magno, a alimentação exclusiva é fácil de ser aplicada pelo criador e demonstrações já foram feitas em atividades de extensão do Núcleo, como nos Dias de Campo.

No NEEF, experimento recente foi realizado pela equipe composta pelo Prof. Magno e os estudantes Diego Fernandes Vieira Bernardes, graduando em Agronomia, e William de Jesus Ericeira Mochel Filho, doutorando em Zootecnia. Eles testaram três suplementos para cordeiros em sistema de creep-feeding.

"A dieta 1 proporcionou ganhos médios diários durante o fornecimento dos suplementos de 96 g; a dieta 2, de 131 g; e a dieta 3, de 134 g, sendo que a dieta 2 também proporcionou a formação de um lote mais uniforme, o que é interessante para o produtor na hora de comercializar os animais", resume o professor.  

Fonte: Portal UFC (2010-08-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário