terça-feira, 26 de outubro de 2010

Protegendo o Rebanho com Jumentos de Guarda

A mais recente utilização dos jumentos é como animais de guarda nos rebanhos de caprinos e ovinos. Sabe-se que os jumentos são incompatíveis com cães e lobos, os jumentos quando mantidos sozinhos com os ovinos trabalham muito bem como "guarda do rebanho". Quando digo solitário, quero dizer que não se pode manter dois jumentos na guarda do rebanho porque um fará companhia ao outro e eles esquecerão a guarda do rebanho. Como testar a incompatibilidade dos jumentos com os cães? Ponha os dois em um pequeno cercado e veja o que acontece, por medida humanitária forneça uma saída para a fuga do cachorro.

Vantagens de utilizar o jumento para guardar o rebanho:
• È melhor do que colocar veneno

• Em certas condições eles fornecem cuidados 24h contra predadores e outros intrusos.
• Custam menos para manter que outros animais de guarda
• Jumentos são compatíveis com outros animais de rebanho e tem necessiades alimentares parecidas. Eles comem a campo, não requerem alimentação especial.

Os jumentos provavelmente não protegem o rebanho deliberadamente. Muitos jumentos não gostam, e são agressivos com cachorros, raposas, etc, e por isso dão uma proteção indireta ao rebanho. Jumentos tem uma audição exemplar, um bom olfato e excelente visão. Eles usam esses sensores para detectar intrusos. Fazem zoada, perseguem, mordem e dão coices para se livrar de predadores.  Alguns jumentos também podem perseguir veados, ursos e outros animais estranhos, humanos e outros intrusos da mesma maneira. Jumentos não patrulham intencionalmente, mas investigam perturbações no rebanho.

 

Eles tem mais sucesso em proteger o rebanho em locais planos e pequenos, onde o jumento possa ver tudo ou a maior parte do local de um lugar só. Além do comportamento agressivo, a presença de um animal maior perto dos pequenos pode inibir predadores. Para que um jumento tenha sucesso e seja consistente no trabalho de proteger o rebanho é preciso selecionar, treinar e ser realistico nas espectativas. Eles tem limitações fisicas, precisam ser saudáveis, razoavelmente amigáveis com humanos e fáceis de lidar.

 

Nem todos os jumentos estão aptos a ser guardiões, caso um não funcione tente outro, vale a pena, mesmo que tenha que fazer tentativas com vários animais. Jumentos tem uma vida longa, um jumento de guarda vai oferecer proteção por muitos anos.  Use apenas fêmeas ou castrados, jumentos inteiros não devem ser usados a não ser que tenha sido criado junto com o rebanho, pois caso contrário pode atacar o próprio rebanho. Pela mesma razão jumentas em cio não devem ser utilizadas.

 

Jumentos de guarda podem precisar de várias semanas para se adaptar ao rebanho. Não permita que ele ande com outros jumentos ou equinos, dessa forma ele passa a pensar que é parte do rebanho de caprinos, ovinos ou bovinos. De preferência deve ser usado um jumento nascido junto com o rebanho e a mão deve ser afastada depois do desmame para que ele cresça junto com este. Caso esse não seja o caso, antes de colocar o jumento junto com o rebanho deixe ele do outro lado da cerca onde está o rebanho por um tempo, isso dá ao jumento e ao rebanho tempo de se acostumarem um com o outro de forma segura. De uma semana a dez dias depois desse periodo de socialização leve o jumento para passear ao redor do rebanho para que eles possam se cheirar e se tocar.  Depois prenda o jumento em um cercado com o rebanho e alimente e cuide dele por cerca de uma semana. Até aí eles já devem ter aceitação um pelo outro. Deixe o jumento correr solto no cercado ou pasto e logo o rebanho vai estar indo atrás do jumento quando houver perigo. Alimente o jumento junto com o rebanho para que se sinta parte deste. Caso o rebanho seja alimentado em cochos, alimente o jumento em um cocho separado para que o rebanho coma sem problemas. Sempre alimente o jumento quando alimentar o rebanho.

Deixe todos os cachorros longe dos jumentos, não teste o jumento provocando ele. Não permita que os cachorros da fazenda fiquem familiarizados com o jumento, não use cachorros para conduzir o rebanho perto do jumento. Se o jumento for agressivo com o rebanho ou tiver medo deste (ou vice-versa), remova ele imediatamente.

 

Não se sabe o número máximo de animais que um jumento pode proteger, mas não deve ser usado para mais de 200. Jumentos não são muito úteis em áreas com vegetação cerrada, onde o rebanho pode se dispersar.


Existe uma exceção para a regra de apenas um jumento por rebanho: jumentas com filhotes mamando. Nessas ocasiões elas  se tornam muito protetora e o jumentinho nascendo com o rebanho tem maiores possibilidades de se tornar um jumento de guarda também.

 

Remova o jumento do convivio das fêmeas do rebanho prestes a parir, e só introduza os filhotes quando estes estiverem prontos para ir ao pasto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário