terça-feira, 12 de outubro de 2010

ENCICLOPÉDIA

A raça Mambrina, também chamada entre nós "Indiana" ou "Zebú", é originária do Oriente Próximo. Apresenta duas variedades: a Samar, mais antiga, das regiões de Mossul e Bagdad: a Damasquina, da região que tem por centro Damasco e que recebeu em sua formação sangue Nubiano, acusado pela fronte mais convexa. É encontrada em diversos países, inclusive na Argentina e no Brasil.

Descrição

Peso médio de 40kg na cabra e 60 no bode.

Estatura de 70 a 75cm na fêmea e 80 a 90 no macho.

Pelagem variável, negra, castanha, amarelada, cinzenta e suas combinações em malhas. Os pêlos são cerrados e lustrosos, havendo animais tanto de pêlos curtos como compridos. Neste último caso, os pelos compridos dominam no terço inferior do corpo, sendo curtos os da cabeça, orelhas e extremidades dos membros. No Brasil, os exemplares de pêlos curtos são preferíveis e evidentemente mais comuns, por serem mais adaptados ao clima.

Cabeça em cunha, seca e distinta, tendo os bodes fronte mais larga. O chanfro é direito na fêmea e ligeiramente bombeado no macho. O lábio superior é, as vezes, proeminente. Os olhos são expressivos, mansos de cor azul celeste. São geralmente mochos, mas este característicos não é racial; quando possuem chifres, estes são fortemente inclinados para trás, espiralados, lembrando um pouco os da raça Angorá. As orelhas são grandes, atingindo até 40cm de comprimento por 10 a 15 cm de largura, pendentes, com a ponta pregueada e retorcida para fora.

Corpo um pouco mais compacto que na cabra Nubiana, tendo as costas direitas, as costelas cinturadas, a garupa ampla e tão direita quanto possível. O ventre é desenvolvido na cabra e o peito é largo e musculoso no bode. Úbere volumoso, de forma globular. Tetas de grossura variável, de preferência fortes.

Membros altos, fortes, direitos e secos.

Aptidões e outras qualidades

Se bem que a cabra Mambrina seja especializada na produção leiteira, presta-se também para as produções de carne e de pêlos, tratando-se da variação de pêlos longos. Produz diariamente de 2 a 4 litros de leite com 4% de gordura, com os quais se fabricam, no Oriente, queijos e a conhecida manteiga de Alepo. O leite tem bom paladar pois não possui odor hircino. É uma cabra muito rústica, adaptando-se sobretudo, ás regiões agrestes, quentes e secas, como se encontram no Nordeste e Centro do Brasil, onde tem prosperado. Muito prolífica, dá dois partos por ano, quase sempre de 2 cabritos por vez. As melhores parições, no Brasil Central, são as que se verificam na primavera. Seu temperamento é calmo.


Os cabritos são sadios, fortes e resistentes, não necessitando de cuidados especiais para se desenvolverem bem. Dão carne saborosa e muito apreciada. Em cruzamento com nossos caprinos comuns dá mestiços maiores e mais leiteiros, sendo, por conseqüência, uma das raças mais recomendáveis para uma extensa região de nosso país.

Fonte: Agrov

Nenhum comentário:

Postar um comentário