segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Guia do Criador Iniciante 1

Como descubro quando devo cruzar a minha Cabra?


Existem aqueles que criam cabras por puro prazer, ou como animais de estimação (isso é especialmente verdadeiro na Europa e nos EUA), mas acredito que a maioria crie com o objetivo é obter algum ganho financeiro com isso, para tanto os caprinos devem ser cruzados regularmente para maximizar a produção. Isto é muito mais fácil se você observar algumas práticas simples de manejo básico. Uma fêmea saudável em idade reprodutiva deve ter seu ciclo em um período de tempo consistente, cruzar facilmente, carrregar a gestação sem problemas, parir sem problemas e ter um cabrito normal. Isso pode soar meio surreal, mas não é tão difícil de realizar com uma boa gestão e caprinos saudáveis.

A cabra entra em cio com frequência, quando isso acontecer elas geralmente se comportam de maneira diferente do que o normal, fazem muita zoada, abanam o rabo de vez em quando, principalmente quando você correr sua mão pela garupa, ela pode ainda montar em outros animais. A produção de leite tem uma tendência a cair e ela pode não comer como de costume. Se houver um macho nas proximidades, ela vai querer ficar o mais perto dele possível e pode não querer sair. Claro que existem exceções a essa regra.  Algumas nunca mostrarm qualquer sinal de cio. Isso é chamado de cio "silencioso" e pode ser muito frustrante.


A maioria das cabras com esse tipo de cio irá mostrar sinais de interesse, quando o bode se aproximar, mas não sempre. Se você não tiver um bode, pode utilizar um "buck rag". Este é um pano que é friccionado num bode até pegue bem o seu cheiro e é mantidos em um frasco fechado para manter o cheiro. A cabra deve cheirá-lo todos os dias duas vezes até que ela mostre interesse.


Cabritas são difíceis de serem pegas em cio. Use uma bode calmo pois um bode agressivos pode facilmente ferir suas cabritas. Mantenha registros precisos dos cruzamentos. Para facilitar esse controle é bom que a os animais tenham algum identificador (brinco, colar, etc). 

 

Quando devo cruzar a minha Cabra?

 

As cabritas podem geralmente ser cruzadas no primeiro ano apartir dos 8 meses, mas alguns criadores preferem cruzar os animais quando estes atingem um certo peso, e não por idade. Nesse caso quando uma cabrita atinge 30-35 kg ela está pronta para cruzar, mas não é recomendado que cabrita chegue aos dois anos sem ter tido filhos, mesmo que não tenha atingido o peso. Uma cabrita anglo-nubiana vazia é um animal horrivel de se ter por perto, sem falar que é uma perda de produção e que o úbere não se desenvolve tão bem quanto poderia e consequentemente a quantidade de leite cai. Geralmente cabritas que tem filhos cedo acabam produzindo mais leite durante a sua vida e crescem tanto (ou até mais) do que aquelas tiveram filhos mais tarde (ao contrario do que se ouve por ai o crescimento não atrofia por ter filho cedo).

 

Texto traduzido e adaptado de Leslie A. Applegate, The Goat Source

Nenhum comentário:

Postar um comentário