segunda-feira, 5 de março de 2012

Mambrina

image

Dr. Russel observou dois tipos de caprinos na região de Aleppo, um diferia muito pouco do tipo comum encontrado na Grã-Bretanha, o outro deslumbrante pelo tamanho de suas orelhas. As orelhas tem aproximadamente um pé de altura, e largo. Eles eram mantidos principalmente para fornecer leite, o qual não era em pequena quantidade. “A raça de caprinos presente perto de Jerusalem”, diz Calmet “é, ao que parece, da espécie de orelhas largas, como me garantiu um senhor que visitou a Terra Santa. Ele se surpreendeu com a diferença entre os caprinos de lá e dos países que visitou não muito longe de Jerusalem. Eles são preto e branco, alguns são acinzentados, com orelhas extremamente longas, bem mais longas, mais largos e com pernas maiores que os caprinos galeses.

“Esse tipo de animal em alguns países visinhos,” continuou Calmet, “diferiam bastante da descrição acima, especialmente aqueles de Balbec em particular. Parece que eles eram do mesmo tipo de orelhas compridas que eram criados nos tempos antigos na Judea, de acordo com as palavras do profeta: “Quando o pastor tirar da boca do leão duas pernas, ou um pedaço de uma orelha, também serão tirados os filhos de Israel, que lidam em Samaria e em Damascus.” – Amos iii. 12. Seria dificilmente natural supor que o pastor se colocaria em perigo para fazer um leão parar de comer um pedaço de orelha de um bode comum.”

Esse trabalho bastante interessante, a narrativa de uma missão de pesquisa dos judeus, feita pela igreja da escócia, contém várias menções dos rebanhos Palestinos. Quando fala de Askelon, diz: “Vários grandes rebanhos de ovinos e caprinos estavam entrando na vila, e nós seguimos os passos dos rebanhos”, para descobrir onde eles se alojavam à noite. Nós descobrimos que os alojamentos eram apenas cabanas de barro com uma porta, e algumas vezes uma janela que dava para o pátio. Nesse pátio os rebanhos estavam deitados, enquanto as pessoas do vilarejo descansavam dentro das cabanas. Nós não pudemos olhar para os “currais de rebanho”, na mesma região chamada antigamente de costa do mar, sem expressar um para o outro nossa admiração pela maneira que deus trouxe o comprimento da profecia: “A costa do mar deve ser habirações e casas de campo para pastores e currais para rebanhos,” – Zephaniah ii.5.

 

Fonte: Dwight's American magazine, Volume 2, editado por Theodore Dwight

Nenhum comentário:

Postar um comentário